ARTUR SGAMBATTI MONTEIRO

       Artur Sgambatti Monteiro é um contador-de-história brasileiro com ampla experiência em ilustração e no setor socioambiental onde atuou desde o começo de sua carreira. Começou a estudar desenho de observação e urban sketching em 2012. E desde então publicou 3 livros ilustrados e contribuiu com diferentes revistas, universidades e estudos sempre com viés socioambiental.

       Utiliza principalmente aquarela e nanquim para registar suas experiências e conferir subjetividade à temáticas muitas vezes duras. Acredita no poder transformador da arte e de, principalmente, aproximar pessoas e ideias através dela.

       Estudou gestão ambiental em São Paulo e trabalhou com projetos socioambientais em diferentes regiões do Brasil e do Mundo, entre eles Rio, São Paulo, Amazônia, Angola e Alemanha. Hoje trabalha como ilustrador e contador de história freelance.

IMG_7377.jpg

MaKaXERa

       Macaxeira está entre os diversos nomes que se usam para se referir à Manihot esculenta (conhecida também como Mandioca, Aipim, Yuka, Cassava, ou Maniva). A planta é de importância cultural e nutricional central no Brasil, e em outros países do mundo e é, ainda, uma das mais antigas plantas domesticadas da América do Sul, tendo suas origens na Floresta Amazônica. Além disso, em Tupi-guaraní, Makaxera também se refere a um ser mítico: o "gênio do caminho", "aquele que cuida dos viajantes, dos processos". Abaixo é possível ver sua definição presente no "Dicionário TUPI (antigo) - Protuguês" de Moacyr Ribeiro Carvalho (1987).

       Aqui, Makaxera toma emprestado de forma respeitosa os dois significados. Primeiro o da raiz, num exercício de conexão com a terra, o mundo circundante, nossas histórias e ancestralidade e depois o do caminho, visa compreender o mundo através dos olhos do viajante, dos encontros e das paisagens que vão tomando o horizonte. Makaxera é esforço de criar capas de subjetividade que nos aproximem de forma afetiva de diferentes realidades. Do outro. É minha tentativa de histórias, vidas e paisagens através de sua tradução em cores e traços.